Nesta sexta-feira, 20 de novembro, o Dia Mundial de Diabetes será lembrado em Santa Maria. A data será marcada por atividades de prevenção e conscientização sobre a doença, que é considerada uma epidemia.
Alimentos torrados podem representar risco à saúde
Equipes de estudantes universitários lideradas pelo médico Marcos Trojan, que é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, farão mais de 3 mil testes glicêmicos gratuitamente nas pessoas que passarem pela Praça Saldanha Marinho na sexta-feira, entre às 9h e 16h.
Veja como incluir frutas na sua alimentação
Participam da atividade estudantes dos cursos de Medicina e de Odontologia da UFSM e de Enfermagem da Fisma. Depois de fazer o teste de glicose, por meio de medidas de glicemia capilar, ou seja, com coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo, quem for diagnosticado com a doença receberá um exame odontológico no local, e também será encaminhado para tratamento especializado na rede pública de saúde.
Conforme dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, 12% da população é portadora da doença, e metade desse número ainda não sabe que tem diabetes. A mais recorrente é a diabetes tipo 2, que corresponde a 85% dos casos, e é considerada uma epidemia. É uma doença de fácil prevenção, por meio de alimentação equilibrada e de prática de atividades físicas regulares.
Os principais sintomas do diabetes tipo 2 são aumento excessivo da sede e da necessidade de urinar, e perda de peso repentina.
"